domingo, 15 de maio de 2011

CARTA DE UM BRASILEIRO

Queridos leitores.
Escrevi essa cartinha para o Caio Blinder, que coitado, morre de saudades do Brasil.

CARTA DE UM BRASILEIRO
Prezado Caio, é com satisfação que lhe mando notícias do Brasil.
Enquanto o governo sírio desce a lenha nos manifestantes pró-democracia, aqui na terra onde canta o sabiá vai tudo bem.
Vamos falar dos nossos doutos líderes, aqueles que nos guiam pela escuridão da ignorância.
Por falar em ignorância, descobrimos que nosso querido MEC aprovou um livro que ensina a escrever errado.
Sim, Caio, um livro de português, elaborado por pedagogas altamente qualificadas, entendidas em educação, que mostra que é certo escrever errado. Para elas, não há português errado, mas casos em que a língua é, ou não, adequada. Assim, pode-se escrever que “os livros está na mesa”; uma variante do inglês “the book is on the table”.
Veja, Caio, como elas são brilhantes. Que pedagogas sábias.
Ah, o livro já é adotado nas escolas públicas do Brasil,il,il,il. Os alunos pobres aprendem que é certo escrever errado, mas melhor que isso foi o MEC admitir que as provas do vestibular continuarão admitindo somente quem escrever certinho, sem erros.
Ah, nossos ilustres líderes se ocupam de assuntos muito importantes. Como o nosso douto Secretário de Alfabetização e Diversidades do MEC, que, no último novembro, disse, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que passou três meses discutindo com sua equipe quantos centímetros a língua de uma menina poderia adentrar a boca de outra para o beijo ser considerado lésbico.
Mas a semana não foi profícua apenas na Educação. Também tivemos uma civilizada discussão sobre o metrô de Higienópolis. Ah, você nem sabe, foram dezenas e dezenas de blogueiros, centenas e centenas de textos, milhares de comentários sobre a resistência dos moradores do bairro a uma obra do metrô. Aprendemos muito com essa discussão.
Ah, inclusive o Danilo Gentilli, aquele moço gentil do CQC, publicou uma piada muito engraçada no twiter, algo sobre judeus e vagões. Que bom gosto tem esse moço...
Por isso, querido Caio. Acho que você merece mais alguns dias de folga.
Por que não aproveitar para conhecer a magnífica cidade de Damasco?
Forte abraço,
Um brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário