Hoje é sexta-feira santa e, por isso, é feriado.
Feriado quer dizer descanso, sair da rotina, relaxar.
Mas hoje só é feriado porque é sexta-feira santa.
É de manhã, faz sol e o dia é para uma cerveja gelada, quem sabe até um churrasco?
O dia passa e a noite chega. Hoje foi feriado, fez sol e a praia estava cheia.
Muitas igrejas também estavam lotadas de fieis, mas teve passeio ciclístico, teve show, pagode, bebida.
Muitos comeram peixe. É que o costume diz que não convém comer carne na sexta-feira santa. A tradição mudou. Não faz muito tempo, este era um dia de jejum e orações. A sexta-feira santa era assim. Não é mais.
Para mim, pouco importa comer carne ou deixar de comê-la; o jejum ou até mesmo as orações. Muito mais importante seria praticar o que Jesus nos ensinou.
Neste feriado, uns sequer se lembraram da morte de Cristo; muitos se esqueceram de perdoar a quem lhes ofendera; e, sejamos sinceros, quem de nós dedicou um pouco mais de atenção ao próximo?
Há os que afirmam enfaticamente que o Estado é laico e que têm todo o direito de não dar importância a esta data. Pode ser verdade, mas, mesmo assim, até os que não acreditam em Deus aproveitaram o feriado. E só foi feriado porque foi sexta-feira santa.
Não adianta culpar a imprensa que destacou as condições das estradas para os que viajaram nesse feriado prolongado. Não foi a TV e nem foi o jornal quem endureceu nosso coração. Não houve campanhas contra a igreja, contra ir à missa ou acompanhar as procissões. Os que quiseram rezar, rezaram; os que preferiram jejuar, jejuaram. Muitos capricharam no peixe e outros só pensaram na praia, no passeio e no descanso.
E talvez não fosse mesmo um dia para se lembrar das dores do Cristo crucificado. Afinal, como lembrar das chagas e do sofrimento de Jesus num dia de sol, de praia cheia e até de passeio ciclístico? Que pena que não teve futebol!
Mas algo me incomoda. É que hoje só foi feriado porque é sexta-feira santa.
Já é tarde da noite e estamos bem perto do sábado. Não falta muito, e será domingo de páscoa.
E domingo não será o dia da ressurreição de Cristo, mas somente o dia dos ovos de chocolate.
É, hoje Cristo morreu mais um pouquinho na cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário