Imagine se Itaipu não existisse e se estivessemos discutindo hoje a construção daquela hidrelétrica? Eu tenho certeza que aquela obra não seria executada.
Quando era menino, os Sete Saltos do Guaíra era uma das maravilhas do Brasil. Itaipu submergiu os saltos, todos os sete.
Não, não se construiria Itaipu nesse século XXI.
O curioso é que o Brasil do Século XXI não vive serm Itaipu.
Fica a pergunta: O que vale mais?
É uma escolha de Sofia. Salva-se o patrimônio cultural ou promove-se o desenvolvimento.
O que é melhor? Ter energia para crescer; ou preservar uma região intocada?
O que é melhor? Manter a vida dos ribeirinhos amazônicos ou produzir energia para a o Brasil?
Agora, vou falar um pouquinho de índios.
De novo, lembro do meu tempo de menino, quando aprendi na escola que havia cerca de um milhão de índios na época do descobrimento. Depois, quando era mais velho, Cabral já teria aportado num Brasil de três milhões de indígenas. Felizmente, a cifra ficou por aí, senão haveria mais índios no Século XVI que brasileiros no XXI.
Mas, falando de índios, o fato é que parte deles se segregou, e outra parte misturou-se com o português.
Lembremos das bandeiras, expedições com milhares de pessoas, quase a totalidade de indios, que desbravaram o interior para escravizar outros indígenas ou em busca de riquezas. É algo bárbaro para os dias atuais? Sim, é claro que é.
Não se falava português nas bandeiras, mas a língua tupi-guarani. Estou mentindo? Estou inventando? Então me expliquem como há rios e rios de mesmo nome em todo o Brasil? Já morei ao lado de um rio Taquari, no Rio Grande do Sul, e há vários outros espalhados no nosso território.
A mistura de índios, brancos e negros deu no que deu: brasileiros.
Tenho ancestrais da região do Porto e do Congo; meu DNA tem fragmentos de europeus esfomeados e de índios que urravam na floresta. A bisavó da minha filha era índia de tribo. Minha filha tem olhos azuis.
Então pergunto, por que a posse do Brasil é somente dos descendentes dos índios que se segregaram? Os outros, que se misturaram, não valem?
Onde está escrito no testamento de Adão que o Brasil é dos índios, e somente dos índios que não se misturaram com a gentalha portuguesa e africana? Sim, gentalha, pois teima-se em esconder que o Brasil é fruto do suor dessa gente.
Evidentemente, a história é bárbara e cruel. Mas é a nossa história. Então, que reverenciemos os que nos antecederam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário