Putin conseguiu posicionar-se como protagonista do jogo internacional, mas como vilão. Mesmo assim, ainda tem a iniciativa das ações e é bastante esperto para reverter sua imagem.
Tenho me surpreendido com seus passos e não me atrevo a prever o que ele fará, mas posso arriscar alguns palpites.
Putin é ambicioso, mas duvido que invada a Ucrânia. Ele pode incenticar alguma revolta dos ucranianos simpatizantes dos russos, mas com o propósito limitado de provocar desestabilização no país vizinho.
Mesmo pifada, minha bola de cristal me deu uma dica de alguma pressão russa sobre o Brasil, para aumentar o comércio. Talvez os bois e porcos brasileiros fiquem, de uma hora para outra, com uma saúde de ferro. Nada de aftosa no rebanho brasileiro, pelo menos não por enquanto.
As armas, sempre as armas. Armas custam caro e a Rússia adora fabricá-las. A Índia compra aos montes, mas não dá pra vender para a China que literalmente copia tudo o que compra e depois fabrica cópias melhores que os originais. Resta o Brasil, carente de armas e mísseis e cheio de porco e frango para vender.
Mas o Brasil nem está com essa bola toda. Quem não está com todo gás, mas doido para ter é a Europa. O inverno esrá longe, mas sempre chega forte por lá. Dois mais dois são quatro e as sanções não durarão muito.
Se Putin tiver gelo nas veias, ele aguardará um pouco mais. Não muito, só o tempo para eclodirem os conflitos no Pacífico, onde China e Japão guardam ressentimentos históricos. Logo, logo, os EUA serão chamados para resolver problemas por ali e sentirão necessidade de um aliado poderoso como a Rússia.
Em termos futebolísticos, ocupar a Crimeia foi como ganhar a taça guanabara do Mar Negro. A torcida russa vibrou, mas logo a euforia passa. Ainda mais se a economia for para o buraco.
Agora, o time de Putin tem que jogar com mais cautela, ir menos ao ataque e garantir os pontos fora de casa.Se Putin for afoito, aí é que vai mesmo é que seu time cai para a segunda divisão.
Abraço.PS: fiquei preocupado quando me disseram que uma delegação de cartolas tricolores visitou o Kremlin nesta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário