Uma notícia para os colegas
Índios yanomami sequestram monomotor no Amazonas e mantêm o piloto refém.
Os links abaixo apresentam mais detalhes sobre o fato:
http://www.ojornalweb.com/2011/06/03/indios-yanomami-sequestram-monomotor-no-amazonas/
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Empresa-suspende-yanomami-indigenas-atendimento_0_491950868.html
O monomotor é de uma empresa privada e foi alugado para serviços da Secretaria Especial Indígena (Sesai). Um dos motivos da retenção do avião deve-se à recusa dos indígenas em aceitar a nomeação de Andréia Maia Oliveira para o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami e Yekuana (DSEI-Y).
De acordo com Dário Vitório Kopenawa, diretor da Hutukara Associação Yanomami, há lideranças pensando até em queimar o avião no fim de semana.
Kopenawa disse que além do piloto, vieram no avião quatro agentes de saúde indígena,três técnicos de enfermagem e um enfermeiro da Sesai. Todos estariam trabalhando na aldeia. Por isso, Kopenawa nega que haja algum sequestro.
Antônio Ailton da Silva, coordenador da Hutukara Associação Yanomami, sediada em Boa Vista (RR) disse que uma eventual tentativa de retirada do avião da aldeia pela Polícia Federal pode resultar em confronto com os indígenas.
O coordenador disse que indígenas das 37 regiões yanomami (formada por 200 aldeias nos Estados do Amazonas e Roraima) avisaram, também por radiofonia, que outro avião que, porventura, pousar na área também poderá ficar retido.
Amigos, a grande mídia não tem dado a menor atenção a esse fato.
A intenção era sequestrar o avião, o piloto foi surpresa para os índios:
ResponderExcluirA la pucha! – exclamou então um guasca, entre espantado e penalizado – o animal deu cria! - Mario Quintana