quarta-feira, 15 de junho de 2011
Empregada doméstica
O texto de hoje do Blog do Sakamoto é mais um que tenta incutir culpas e mais culpas na classe média. O que se quer é nos entupir de mais e mais obrigações. Ele trata de empregadas domésticas e está em http://blogdosakamoto.uol.com.br/2011/06/15/domesticas-a-sinha-e-o-quarto-de-empregada/comment-page-1/#comment-80726
Ora, para quem ganha pouco, é difícil manter uma empregada doméstica. Mais difícil ainda é encontrar uma que se disponha a dormir no trabalho. Quem tem o mês maior que o salário, vai se virando. Quem não pode pagar uma empregada doméstica, paga a diarista.
O fato é que a vida real é bem diferente do retrato de senzala que o blogueiro insiste em nos doutrinar.
Na maioria das famílias, o homem e a mulher têm que trabalhar, os filhos vão para a escola e todos passam horas e horas engarrafados no trânsito. Em casa, tem roupa para lavar, comida para fazer, quartos para arrumar. O blogueiro acha lindo que se faça tudo isso depois de um dia duro de trabalho.
Felizmente, lá em casa conseguimos contratar uma empregada. Eu cumpro a lei, pago o salário religiosamente em dia, recolho as contribuições, pago os impostos. Não faço mais porque não posso.Não nego também que faço tudo direitinho porque tenho medo da Justiça do Trabalho. Só um hipócrita negaria esse receio de ser processado. Por isso, além de pagar tudo religiosamente, me preocupo em manter todos os registros em dia.
Pelo texto do Sakamoto, entretanto, eu faço pouco, sou um explorador do trabalho alheio. Só falta me chamar de feitor.
Haja paciência! Tem gente que é alienada e está pouco se lixando para a classe média.
O emprego doméstico não é vergonha para ninguém. A empregada ou diarista existe porque o serviço dela é indispensável. Para muita gente, é com o dinheiro desse trabalho que se sustenta a família, que se bota comida na mesa e se educa os filhos.
Vergonha mesmo é não trabalhar e viver da esmola do governo.
Para finalizar, estou de saco cheio dessa gente politicamente correta que fica ditando normas de conduta. Esse pessoal deveria respeitar mais os outros antes de ficar reclamando que não é respeitado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário