terça-feira, 1 de março de 2011

Será?


Acabo de assistir, na Internet, ao programa Espaço Ciência e Tecnologia, da Globo News, exibido em 28 de fevereiro.

Ele mostrou algumas pesquisas de manipulação genética, conduzidas pela Embrapa, voltadas para a síntese, em plantas, de substâncias que antes só os seres humanos poderiam produzir.


Esse programa, com um enfoque favorável à biotecnologia, insere-se num cenário mais amplo. No acompanhamento da mídia, percebi uma redução das notícias com denúncias contra a CTNBio. Tudo isso leva a crer que haveria uma espécie de trégua que a imprensa e as ONG ambientalistas têm dispensado ao assunto transgênicos.

O que explicaria esse fato?

Sabe-se que a produção agrícola de plantas geneticamente modificadas consegue rendimentos melhores que as de plantas convencionais. Com isso, os agricultores obteriam maiores ganhos de produtividade, o que tenderia a baixar os preços dos alimentos. 

Recentemente, o presidente Sarkozy, da França, defendeu um tabelamento das commodities, principalmente dos produtos agrícolas, que estariam com preços muito elevados. Ou seja, os europeus estão gastando muito com sua comida.

Caso isso seja mesmo verdade, será que haveria alguma ordem das matrizes européias das ONG para que os ambientalistas brasileiros calem a boca contra os transgênicos?

Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário