Hoje, Corpus Christi, é feriado no Brasil. Eu, católico, quase meio século de vida, não sabia o significado dessa festa cristã. Li no wikipedia que poucos países no mundo estabelecem feriados nacionais nesta data, que celebra a presença do corpo de Cristo na eucaristia. Uma tradição motivada por visões de Santa Juliana de Liege, há oito séculos, em plena Idade Média.
Aquele período da história é conhecido como idade das trevas, um rótulo que é injusto à grande devoção religiosa medieval. Os materialistas associam a religião com o atraso, a submissão, a fome, a doença, a guerra. Nada, porém, me convence que a ausência de Deus possa trazer algo de bom à humanidade.
Se na Idade Média as tiranias se serviam da religião como instrumento de poder, hoje elas desprezam as crenças religiosas e escravizam seus povos.
Pois então que aproveitemos este feriado para refletir sobre a importância de Deus em nossa vida. Acreditar na divindade e fazer o bem confortam o espírito e imprimem um significado para nossa existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário