Bacana mesmo é o Colégio Militar. A admissão é por consurso ou o garoto entre no colégio quando o pai militar é movimentado. A maioria dos meninos e meninas é de filho de sargento. Como os pais ganham mal, a gurizada já sabe desde cedo como a toda a banda da vida. Para ter sucesso, precisa se esforçar.
Os sargentos vêm dos estratos sociais mais baixos. Quase sempre, são filhos de famílias pobres. Na carreira, trabalham muito e ganham mal. Sem grana para pagar pelo estudo dos filhos, sabem da importância do Colégio Militar, que oferece um bom ensino por um custo muito menor que as escolas particulares.
No Colégio Militar, não há moleza ou esse negócio de tadinho. Também não interessa a cor da pele do garoto. Ele pode ser marrom, preto, branco, amarelo, vermelho ou até azul. O que importa mesmo é seu desempenho. Para passar, tem que estudar; o menino que reprovar mais de um ano é expulso do colégio e ponto final.
O estudo é puxado, mas a regra é se esforçar e passar. Daí, todos se dedicam e o índice de reprovação é muito baixo.
Tem gente que acha cruel botar o menino novinho no mundo militar e se choca ao ver aqueles pirralhos de dez anos de idade, mal passando de um metro e meio de altura, fardados, imóveis, nas formaturas no início de todas manhãs.
Mas o regime militar não é nenhum absurdo, muito pelo contrário. Tudo tem uma finalidade e quem passa pelo colégio aprende a respeitar os outros, a superar as dificuldades e a valorizar o mérito.
Ali não tem "kit gay", "tadinho de mim que sou pobre" ou "papai mandou me passar". Também não tem droga no banheiro, greve de professor e a história do Brasil que se ensina é a que se baseia nos fatos que realmente ocorreram, não a que os governantes de plantão querem impor.
Não é à toa que os alunos e alunas do Colégio Militar se destacam nos vestibulares e nas provas do ENEM. Basta ter um ensino sério, igualitário e que valorize o mérito.
Ah, faltou dizer que quando se olha o rosto da meninada, o que predomina é o marrom bombom, mas isso pouco importa. Todas as fardas têm a mesma cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário