Também conhecido como edema, o inchaço no corpo se caracteriza pelo acúmulo de líquido nos braços, pernas, tornozelo, rosto e barriga. As causas podem ser as mais diversas, sendo que em sua maioria, não são graves.
Mas, nem por isso o assunto dispensa atenção. Além do desconforto causado pela dor nos membros inferiores e pelo cansaço — que se apresenta com mais intensidade nos dias quentes —, também compromete o visual e a autoestima.
Se você está passando por esta situação e deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este texto. Nele você vai conhecer as principais causas do edema, seus sintomas e como reduzi-lo. Confira!

PRINCIPAIS CAUSAS DO INCHAÇO NO CORPO

Como já foi dito, as razões que podem levar o corpo a apresentar inchaços são diversas. Abaixo, você pode conferir as mais comuns. 

DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO

Muita gente não sabe, mas o magnésio é um mineral de grande importância na manutenção das funções do organismo. Ele é fundamental para o crescimento e é mais relevante que o potássio, o cálcio e o sódio. Na verdade, ele é o regulador desses nutrientes. 
Sua deficiência, além de promover a retenção de líquido no corpo, dificulta o sono e aumenta o estresse, afetando drasticamente a qualidade de vida.
O magnésio pode ser suplementado ou ingerido por meio do consumo de:
  • frutas secas;
  • nozes; 
  • cereais integrais; 
  • ervilha; 
  • verduras verde-escuras;
  • entre outras.

INGESTÃO EXCESSIVA DE SÓDIO

Uma dieta rica em sódio e pobre em ingestão de líquidos pode levar o organismo a criar reservas de água, causando a retenção de líquidos. Como as células possuem grande capacidade de expansão — até 20 vezes seu tamanho —, é melhor evitar alimentos muito salgados, enlatados, condimentados e processados. 

CARÊNCIA DE POTÁSSIO

O potássio é um eletrólito, ou seja, ele conduz eletricidade entre as células e é muito importante para o bom funcionamento organismo. Além disso, tem o poder de manter o nível de água do corpo equilibrado. Isso quer dizer que sua deficiência pode levar ao inchaço, espasmos musculares e até mesmo ganho de peso.
Para suprir a demanda deste mineral e evitar as consequências de sua carência, consuma bastante batata-doce, laranja, espinafre, amêndoas, tomate, melancia etc.

FALTA DE VITAMINA B6

Outro nutriente que está ligado ao inchaço no corpo é a vitamina B6. Assim como o potássio, ele controla o equilíbrio de água no organismo. Além disso, desempenha funções muito importantes no sistema nervoso, como a proteção dos neurônios e a produção de neurotransmissores. 
Para compensar a falta desta vitamina, invista em alimentos como frango, batata, peru, atum, nozes, sementes de girassol, frutas secas etc.

DESIDRATAÇÃO

Quando o indivíduo bebe pouca água, o cérebro entende que há carência dessa substância e passa a retê-la. Esse acúmulo promove inchaço, além de outras consequências como dor de cabeça, tontura, boca seca, taquicardia etc.
A boa notícia é que basta aumentar a ingestão de líquidos — água e sucos ricos em potássio — para reverter a situação. Além disso, é bom evitar o consumo de alimentos ricos em sódio, refrigerantes, condimentados, álcool e outros. 

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Ricos em sódio e açúcar, os alimentos industrializados são um dos maiores causadores de inchaço no corpo. Sem contar que eles provocam outros males para a saúde, como intoxicação nos rins e fígado por causa dos aditivos alimentares que possuem. 

INGESTÃO DE ALGUNS MEDICAMENTOS

Anti-hipertensivos são alguns exemplos de medicamentos que podem causar retenção de sódio no organismo. Além disso, o uso de antialérgicos, glicocorticoides, pílula anticoncepcional e outros, pode aumentar a permeabilidade vascular, levando a este panorama. 

PRESENÇA DE ALGUMAS DOENÇAS

Algumas doenças apresentam o inchaço em determinadas regiões do corpo como sintoma. É o caso de pessoas que possuem intolerância à lactose — que leva a prisão de ventre e formação de gases —, trombose venosa profunda, doenças nos rins, insuficiência cardíaca e doença hepática.

SINTOMAS MAIS COMUNS

Os locais mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos são pernas, costas, barriga, pés, braços e tornozelos. Por tal motivo, os sintomas costumam se apresentar nesses locais. Conheça alguns deles:
  • esticamento da pele, dando um aspecto brilhante;
  • abdômen estendido;
  • dores;
  • formigamento;
  • cansaço nas pernas;
  • sensação de aumento de peso;
  • fadiga.

MEDIDAS PARA REDUZIR O INCHAÇO

Como o inchaço pode surgir em diferentes regiões do corpo, as causas vão depender do local em que ele aparece. Da mesma forma, acontece com o tratamento. O diagnóstico se baseia na avaliação do quadro clínico, acompanhado de alguns exames para avaliar veias e artérias próximas ao edema. 
No entanto, é possível reduzir o inchaço adotando algumas medidas que você confere a seguir:

IDENTIFICAR A CAUSA

Como dito, o inchaço pode derivar de diversos fatores. Então, o primeiro passo para combatê-lo é descobrir o que está causando ele. Assim, você pode fazer o tratamento certo ou, se for o caso, mudar sua rotina para ter uma vida mais saudável. Em muitas ocasiões, apenas a alteração nos hábitos alimentares resolve o problema. 

ADOTAR UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

A alimentação inadequada é uma das causas mais comuns de retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço em vários locais. A ingestão de sódio em excesso e a deficiência de alguns minerais que regulam o equilíbrio de água nas células — como o magnésio e o potássio —, são alguns motivos que levam as pessoas a apresentar inchaço no corpo.
Por esta razão, observe os alimentos da sua dieta e evite aqueles ricos em sódio e também o excesso de carboidratos refinados. Eles elevam os níveis e açúcar e insulina no sangue, fazendo o organismo reter mais sódio, inclusive nos rins. 

FAZER ATIVIDADES FÍSICAS

Fazer exercícios ajuda a eliminar o excesso de sódio retido no organismo. A caminhada e a corrida são ótimas alternativas, pois a transpiração faz com que o corpo perca mais líquido e, assim, elimine as reservas de água causadas pelo sódio e alguns medicamentos.
Como você pode observar, o inchaço pode ser causado por diversos motivos. No entanto, quando ele não é derivado de doenças ou reações medicamentosas, é possível combatê-lo adotando as dicas que mostramos neste post. Vale ressaltar que, em todo caso, é sempre importante seguir as orientações médicas.
Agora que você ficou sabendo mais sobre inchaço no corpo, continue a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto Intestino saudável: sua influência no processo de emagrecimento.