sexta-feira, 25 de abril de 2014

Xadrez

Não entendo muito de xadrez, mas repito o que ouvi dizerem: quem estuda e treina muito xadrez se torna um bom … enxadrista.

Sei que oscrussos são bons nesse jogo e meus poucos lances no tabuleiro saíram a fórceps, depois de muita insistência de um tio que é …filho de russo.

A turma do Kremlin deve ser boa de xadrez, mas parece não entender bulhufas do tabuleiro do jogo político.

Tá certo que nessa história toda lá na Crimeia, os ucranianos cometeram seus pecados. No final de fevereiro, o governo e a oposição em Kiev haviam costurar um acordo para a crise. Bastava antecipar as eleições para deixar a solução bem encaminhada. Ora, pacta sund servanda, os pactos devem ser respeitados, mas não foi isso que aconteceu e a oposição derrubou o ex-presidente Yunokovych.

Bem, revoluções são revoluções e nelas não se costuma respeitar leis e menos ainda os pactos.Poderiam afirmar que a Rússia está tão somente reagindo à derrubada do antigo presidente, mas isso já não cola mais.

Os bambambans da diplomacia russa não enxergaram o obvio. Forçaram o jogo na Crimeia, precipitaram uma eleição para lá de fajuta e deixaram o Obama sem opções.

Não tinha necessidade disso. Um referendo minimamente honesto daria a Putin toda a legitimidade que ele precisava.

Mas, não. Ao invés de colher dividendos políticos, os russos preferiram a truculência. Ocuparam quarteis, botaram os cães de guerra nas ruas e patrocinaram eleições em urnas transparentes, com eleitores  votando sob a miracde fuzis. Que barbaridade!

Os enxadristas do Kremlin confundiram política com xadrez. Pensaram ter encurralado o adversário paracdar um xeque-mate, mas ficaram mesmo sem opções para sair da encrenca em que eles mesmos se meteram.

Um economista americano, ex-campeão de xadrex, sugeriuque Obama repitisse o que Kennedy fez cinquenta anos atrás com Krushov na crise dos mísseis, ou seja, que ele oferecesse uma saída honrosa aos russos.

Ah, isso seria um erro primário! Imaginem como ficaria ruim para o Obama aceitar que Putin usurpasse a Crimeia e ainda pagar uma compensação para a Rússia não invadir a Ucrânia. Como se diz por aqui, como é wue Obamacse explicaria em casa?

No atual momento do jogo, quem tem que encontrar a solução é o próprio Putin, não o Obama.Se fosse xadrez, o próximo lance seria dos russos. Eles é que têm que encontrar um modo de aliviar as sanções que o Ocidente merecidamente lhes impôs.

Querem se integrar á economia europeia? Então, comportem-se como gente civilizada, começando por respeitar o acordo que firmaram há pouco em Genebra.

Putin está numa posição pior no tabuleiro político e tem que arquitetar bem sua próxima jogada. Talvez tenha que demitir alguns de seus conselheiros. Convenhamos que nem será tão ruim assim para eles, que terão mais tempo para ocupar jogando xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário