Alguns autores dizem que o aparato militar é um instrumento da Defesa e existe para servir à Sociedade, e não o contrário. Esse é mais um equívoco de nossa intelectualidade.
Farei a seguinte analogia. Comparo o poder militar a uma chave de fenda, ou seja, a uma ferramenta com um propósito muito específico. Muitos pensam que as Forças Armadas servem apenas para a Guerra e nada mais, Então, essa analogia serve a esse tipo de pensamento.
Contudo, podemos fazer duas considerações a respeito de chaves de fenda. Primeiro, que, bem ou mal, nós as utilizamos para diversas outras finalidades, como para abrir embalagens plásticas, dar marteladas em pregos ou para raspar a tinta da parede.
Em seguida, lembremos de um aspecto fundamental. As chaves de fenda só funcionam com a força da mão de seu dono. Ou seja, o dono da chave tem que querer usá-la e, para isso, tem que fazer força. Senão, a chave de fenda será apenas uma ferramenta inútil.
O mesmo se passa com o poder militar, que provê defesa à toda Sociedade mas que, para isso, depende da vontade política e do empenho de toda nação.
Como corolário, afirmo que a Defesa é um assunto que ultrapassa as ações de cunho somente militar e interessa a toda sociedade.
Aos fracos de pensamento lhes deixo minha solene e sonora vaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário