terça-feira, 15 de março de 2011

Transgênicos

Comentário que postei hoje no Blog do Alon:

A ciência viabiliza a inovação tecnológica que, por sua vez, impulsiona e orienta novas pesquisas científicas. É uma espécie de ciclo virtuoso.

As engenharias nuclear e genética são duas tecnologias sensíveis, de uso dual, ou seja, com ampla aplicação para a Sociedade, mas que também representam ferramentas úteis para a supremacia militar e a hegemonia política.

Os acidentes nos reatores nucleares do Japão retemperaram a discussão sobre o uso da energia atômica, povoando as páginas dos jornais com artigos e mais artigos sobre a segurança dessa tecnologia.

No que tange à questão dos transgênicos, eu noto um sentido inverso. O assunto, que já despertou grande polêmica, não está mais tão presente na mídia. Eu atribuo isso ao aumento do custo dos alimentos. Os europeus, que protagonizaram as maiores barreiras aos organismos geneticamente modificados, agora pagam muito pela sua comida. Por isso, afrouxaram as regras para a importação de alimentos transgênicos.

As ONG brasileiras seguem as ordens de suas matrizes europeias e se calam sobre o assunto. O resultado é que escassearam as mensagens de protesto contra os transgênicos.

O livro "Globotomía", de Aramis Latchinian, ex-ministro do meio ambiente do Uruguai, expõe o fato claramente. Nossos ambientalistas seguem as ordens do exterior. Nada mais justo, pois são os europeus que lhes pagam o salário.

O resultado é que uma ex-ministra do meio ambiente e ex-candidata a presidência afirmou, num evento recente em Manaus, que é contra toda e qualquer obra de grande porte na Amazônia. Ela justifica-se dizendo que busca coerência com seus discursos e práticas. Contudo, o que transparece é que pouco lhe importa que a capital do Amazonas não tenha ligação rodoviária com o resto do país ou que a Amazônia disponha do maior potencial hidrelétrico do Brasil.

É assim mesmo. Está mais do que na hora dos brasileiros defenderem seus próprios interesses ao invés de se ajustarem à agenda ambiental dos patrões europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário