domingo, 5 de abril de 2020

Mesma tempestade, barcos diferentes

Recebi esta mensagem pelo WhatsApp e não sei quem a escreveu.

Ele foi Perfeito! Repito, Perfeito... 
Cada um sabe de sua vida e de sua situação. Então, não julgue! 

--------------
"Me irrita essa frase “estamos no mesmo barco”
Não, não estamos. Não seja ridículo. Estamos na mesma tempestade, mas não no mesmo barco. O seu barco pode afundar.. e o meu não, e vice versa. 

Pra alguns a quarentena tá sendo ótima! Momento de reconexão.. trabalho tá indo suave, etc

Para alguns tá sendo uma crise!

Para outros uma paz... tempo de descanso. Férias.

Para outros tempo de tortura: “como vou pagar minhas contas?!”

Alguns estão preocupados com qual ovo de Páscoa vão comer hoje.. kinder ou Lacta.. 

Alguns estão preocupados se vai ter pão pra comer até o final da semana, se o arroz e o feijão serão suficientes.

Alguns estão no home office na fazenda.. outros estão catando lixo pra sobreviver.

Alguns querem voltar trabalhar porque não tem mais dinheiro.

Alguns querem matar quem quer voltar trabalhar porque ele não tá pensando em dinheiro, afinal ele já tem uma reserva não precisa se preocupar com isso. 

Uns estão com Fé em Deus que veremos muitos milagres ainda em 2020.

Outros dizendo que o pior nem chegou.

Então...Não amigo, nós não estamos no mesmo barco. Estamos passando pelo mesmo momento mas com percepções, experiências e necessidades COMPLETAMENTE diferentes. E sairemos cada um de um jeito desta tempestade.

Por isso neste momento é muito importante enxergar além do que se vê. Enxergar além de partido político, além de religião, além do próprio umbigo... não menospreze a dor do outro porque você não a sente, não julgue a vida boa do outro porque você não sabe o que ele passou pra chegar lá... simplesmente não julguem.

Julguemos menos. Tanto o que não tem, quanto o que tem de sobra. Tanto o que quer voltar trabalhar, quanto o que quer ficar em casa.

 Afinal.. estamos em barcos diferentes irmão! Fale por você..."

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Relato de um doente pelo Coronavírus

Observação: Esse é um relato que obtive no Quora. Não sei quem foi que o redigiu, mas é assustador.

Para mim, começou com dor de garganta e gânglios inchados. Depois veio uma dor de cabeça horrível, febre, dores no corpo, calafrios e fadiga extrema. Eu também tive uma crise de diarreia, mas que não durou muito. Então parece que você está melhorando. A tosse seca se torna muito mais grave. Você tem falta de ar. Você tosse até seus pulmões doerem e a garganta ficar esfolada. É uma tosse forte.

O vírus parece desencadear uma resposta sistêmica primeiro, mas depois se instala nos pulmões. Ele paralisa os cílios responsáveis ​​por varrer partículas nos pulmões. A tosse é improdutiva. Já estou muito cansado de tossir.

A experiência de minha esposa foi semelhante à minha de várias maneiras. Dois dos meus filhos ficaram cansados ​​por um dia e superaram tudo. Meu filho de 5 anos perdeu o apetite, dormiu por alguns dias e seu tímpano explodiu devido à pressão. Os gânglios do pescoço estavam inchados. Foi assustador.

Um dia eu estava bem preocupado com minha esposa porque a febre dela continuava subindo. Chegou a quase 39 graus e eu dei a ela ibuprofeno e Tylenol. Ela também sentia calafrios e estava tão cansada que mal conseguia se mexer. Ela tem diabetes tipo 1, o que aumenta o risco de complicações graves. Minha esposa agora tem a tosse seca implacável. Ela ainda está com os gânglios inchados, mas estão diminuindo um pouco. Sua febre se foi e os níveis de energia melhoraram, embora ela ainda durma mais e não volte à força total. Ela se sente cansada, mas não destruída como estava há 6 dias.

Como tenho artrite inflamatória grave, tomo Planquenil (hidroxicloroquina) e Losartana diariamente. Eu também tenho asma e pressão alta. Meu risco de complicações com risco de vida é extremamente alto. Alguns estudos demonstraram que o Planquenil e a Losartana ajudam no tratamento do COVID-19. Eu acredito que tomá-los me manteve fora do hospital. Mas mesmo com essas drogas eu me senti péssimo. Como mencionei antes, ainda tenho tosse seca. Não tenho mais falta de ar, mas esse vírus permanece por um longo tempo.

Também descobri que usar um umidificador no quarto em que estou ajuda a facilitar a respiração. O ar seco é difícil para os pulmões doentes. Também tomei Mucinex, que afina o muco e torna a tosse mais produtiva. Existe uma versão genérica que é barata. Bebi uma boa quantidade de água para evitar a desidratação. Minha esposa me fez percussão manual no peito e nas costas. Com a mão fechada, ela bate moderadamente no meu peito. Isso afrouxa a congestão e o muco nos pulmões, para que possa tossir de maneira mais produtiva. Parece ajudar.

Agora estamos enfrentando a relativa calma antes da tempestade.

Uma crise econômica e social nos espera, principalmente para aqueles que vivem nos EUA e na China.