A pacífica transferência de soberania de Hong Kong para a China me faz pensar se os argentinos teriam conseguido algo semelhante com as Malvinas se tivessem insistido na via diplomática ao invés de invadir as ilhas em abril de 1982.Na época, o golpe de mão me parecia uma aposta vitoriosa, pois duvidava que a Inglaterra seria capaz de enviar sua esquadra e seus soldados para retomar o território invadido.Os ingleses agiram com firmeza, mas também muito cuidado para não escalar o conflito, o que traria consequencias desfavoráveis com seu principal aliado, os EUA.Os ingleses parecem ter sido também muito habilidosos no trato da questão de Hong Kong. Eu vi o episódio com atenção e, depois de tantos anos, a vida por ali parece bastante civilizada. Prova da paciência chinesa ao buscar seus objetivos. Essa mesma paciência faltou aos afoitos generais argentinos do início da década de 1980.
A pacífica transferência de soberania de Hong Kong para a China me faz pensar se os argentinos teriam conseguido algo semelhante com as Malvinas se tivessem insistido na via diplomática ao invés de invadir as ilhas em abril de 1982.
Na época, o golpe de mão me parecia uma aposta vitoriosa, pois duvidava que a Inglaterra seria capaz de enviar sua esquadra e seus soldados para retomar o território invadido.
Os ingleses agiram com firmeza, mas também muito cuidado para não escalar o conflito, o que traria consequencias desfavoráveis com seu principal aliado, os EUA.
Os ingleses parecem ter sido também muito habilidosos no trato da questão de Hong Kong. Eu vi o episódio com atenção e, depois de tantos anos, a vida por ali parece bastante civilizada. Prova da paciência chinesa ao buscar seus objetivos. Essa mesma paciência faltou aos afoitos generais argentinos do início da década de 1980.